Existem formas de tornar essa prática mais assertiva. Veja só:
01 – Tenha boas fontes de informações;
Se atente constantemente às movimentações do mercado. Para isso, você vai precisar de boas fontes de informações. Identifique os pontos positivos das grandes empresas e inovações relevantes que impactam diretamente o seu nicho.
02 – Escute a sua audiência;
A todo momento, estamos em busca de distribuir conteúdo para engajar o nosso público. No entanto, para antecipar tendências, é necessário também escutar. Crie pesquisas, fomente discussões e levante informações sobre as necessidades do seu público.
03 – Documente o passado para “prever” o futuro;
Alguns comportamentos de consumo são previsíveis. Dessa forma, tenha um bom CRM para encurtar o relacionamento com o cliente, tendo em mãos os dados de toda a sua jornada. Dessa forma, você poderá identificar possíveis mudanças no comportamento do público.
Antecipar as tendências de mercado é uma das coisas que te colocará à frente dos concorrentes.
Além disso, te confronta para se manter sempre em movimento no mercado, te impedindo de ficar para trás.