+55(11)4208-7816 contato@v7brasil.com.br Seg - Sex: 08h00 às 18h00

BC reduz juros a 2,25% ao ano, o menor nível da história

← Voltar para Home


Postado dia agosto 6, 2019


O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou no dia 17/06/2020 a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, de 3% para 2,25% ao ano. É o menor patamar desde o início da série histórica, em 1996. A decisão foi unânime e veio dentro do esperado pela maior parte dos analistas de mercado. Este foi o oitavo corte seguido, e o quarto anunciado neste ano.

Em seu comunicado, o Copom sinaliza que pode haver mais cortes de juros à frente, dependendo do cenário. “Para as próximas reuniões, o Comitê (de Política Monetária) vê como apropriado avaliar os impactos da pandemia e do conjunto de medidas de incentivo ao crédito e recomposição de renda, e antevê que um eventual ajuste futuro no atual grau de estímulo monetário será residual”, disse o BC, em seu comunicado.

“No entanto, o Copom segue atento a revisões do cenário econômico e de expectativas de inflação para o horizonte relevante de política monetária”, acrescentou. A decisão ocorre em meio a preocupações sobre os efeitos do coronavírus no Brasil e no mundo. “Neste momento, o comitê considera que a magnitude do estímulo monetário já implementado parece compatível com os impactos econômicos da pandemia da covid-19”, justificou o Copom no comunicado divulgado após a reunião.

Saiba mais em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/17/bc-copom-juros-selic.htm